Objetivo Geral:

Qualificar profissionais de nível superior para atuarem no campo da Educação Especial e Inclusiva, em qualquer sistema de ensino, ampliando a compreensão das necessidades educacionais especiais e o processo de aprendizagem dos portadores dessas necessidades, oferecendo subsídios técnicos e práticos para a práxis pedagógica desses profissionais.

  Público Alvo:

Profissionais de nível superior, docentes das redes pública e privada de ensino. Profissionais de educação e áreas afins.


Componentes Curriculares:

  Ética Profissional

  Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva

  Desenvolvimento neuropsicomotor e aprendizagem

  Desenvolvimento psico-cognitivo e linguagem

  Política Públicas em Educação Especial

  A família do portador de necessidades especiais

  Educação de pessoas com necessidades especiais (DA e DV)

  Educação de pessoas com necessidades especiais (DM e SD)

  Novas linguagens e tecnologias na educação especial

  Projeto Político-pedagógico e Atenção à Diversidade

  Metodologia da pesquisa em Educação Especial/Inclusiva

  A formação do professor de Educação Especial e Inclusiva

  Seminários de orientação

Carga horária total: 390H

  Objetivo Geral:

Qualificar profissionais de nível superior para atuarem no campo da Psicopedagogia, ampliando a compreensão do processo de aprendizagem humana a partir de uma visão inter e transdisciplinar, com a finalidade de trabalharem com o enfoque curativo ou preventivo, além de desenvolverem ações voltadas para a pesquisa científica.

  Público Alvo:

Profissionais da área de educação.


Componentes Curriculares:

  Seminário Temáticos e Ética profissional

  Introdução a Psicopedagogia

  Desenvolvimento Neuropsicológico e motor

  Desenvolvimento Psico-Cognitivo e Linguagem

  Teorias do Conhecimento e da Aprendizagem

  Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

  Metodologia da Pesquisa em Psicopedagogia

  Dificuldades de aprendizagem (Das)

  Dinâmica das Relações Familiares e Aprendizagem

  Diagnóstico e Intervenção Psicopedagogia na Instituição

  Estágio

Carga horária total: 420H

  Objetivo Geral:

Qualificar profissionais de nível superior para atuarem no campo da Psicopedagogia, ampliando a compreensão do processo de aprendizagem humana a partir de uma visão inter e transdisciplinar, com a finalidade de trabalharem com o enfoque curativo ou preventivo, além de desenvolverem ações voltadas para a pesquisa científica.

  Público Alvo:

Docentes das redes pública e privada de ensino. Profissionais de educação e áreas afins.


Componentes Curriculares:

  Introdução à Psicopedagogia

  Teorias do Conhecimento e da Aprendizagem

  Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

  Fundamentos da Educação Inclusiva

  Fundamentos Sociais e Políticos da Surdez e Libras

  Metodologia da Pesquisa em Psicopedagogia

  Desenvolvimento Neuropsicológico e motor

  Desenvolvimento Psico-Cognitivo e Linguagem

  Dinâmica das Relações Familiares e Aprendizagem

  Dificuldades de aprendizagem (Das)

  Ética na Psicopedagogia

  Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica na Instituição

  Estágio Institucional

  Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica na Clínica

  Estágio Clínico

  Seminários Integrados

  Metodologia do Ensino Superior

Carga horária total: 600H

  Objetivo Geral:

Qualificar os profissionais de ensino de jovens e adultos no sentido de instrumentalizá-los com a aquisição de competências básicas ao desempenho da função de professor, embasados numa fundamentação teórico/prática/reflexiva, que lhes assegure o exercício competente do processo de aprendizagem para atuar frente às questões e desafios da educação e dos obstáculos que a esta se interpõem.

Preparar os professores para o trabalho de educação de jovens e adultos numa perspectiva sócio interacionista, vivenciando situações concretas de construção do conhecimento, caracterizando a ação didática pela autonomia, pela atividade, pela diversificação, pelo trabalho coletivo, responsável e solidário.

Analisar o significado do insucesso escolar, suas causas e conseqüências para o aluno, para a escola e para a sociedade.

Apontar algumas direções para a transformação das práticas educacionais em sua escola com base no que for discutido no curso.

  Público Alvo:

Profissionais da área de educação com interesse na Educação de Jovens e Adultos.


Componentes Curriculares:

  Ética Profissional

  Políticas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil: O novo cenário da educação

  Cidadania e Empregabilidade

  Juventudes e EJA

  Linguagem e Comunicação

  Alfabetização e Letramento

  Matemática da Vida

  Metodologia da Pesquisa

  Didática da Educação de Jovens e Adultos

  Metodologia do Ensino da Geografia

  Metodologia do Ensino da História

  Metodologia do Ensino da Matemática

  Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

  Metodologia do Ensino da Ciência

  Seminários de Orientação (Trabalho de Conclusão de Curso)

Carga horária total: 390H

  Objetivo Geral:

Discutir as práticas sociais da leitura e escrita na educação de crianças, jovens e adultos;
Compreender a natureza científica da alfabetização e letramento, na aquisição da leitura e da escrita;
Identificar e valorizar o letramento como ponto de partida para o trabalho de aquisição da leitura e da escrita.

  Público Alvo:

Docentes das redes pública e privada de ensino que atuem ou pretendam atuar na área de Alfabetização e Letramento.


Componentes Curriculares:

  Ética Profissional

  Letramento e Alfabetização

  Teorias do conhecimento e da aprendizagem

  Desenvolvimento psico-cognitivo e a aquisição da linguagem

  Metodologia da Pesquisa

  Linguagem Oral e Escrita (Alfabetização Infantil)

  Letramento e Alfabetização (Educação de Jovens e Adultos)

  Alfabetização Matemática

  Dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização

  Interdisciplinaridade, Planejamento e Avaliação

  Seminários de Orientação

Carga horária total: 390H

  Objetivo Geral:

Capacitar profissionais da educação para atuarem no ensino da educação infantil, com acesso aos conceitos epistemológicos da área e aos processos metodológicos de ensino para crianças de 0 a 6 anos.

  Público Alvo:

Docentes das redes pública e privada de ensino que atuem ou pretendam atuar na Educação Infantil.


Componentes Curriculares:

  Ética Profissional

  Fundamentos da Educação Infantil

  Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem

  Gestão e Organização de ambientes para o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos

  O Lúdico na Educação Infantil

  Metodologia da Pesquisa em Educação

  Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva na Educação Infantil

  Currículo, Planejamento e Propostas Pedagógicas para a Educação Infantil

  Conhecimento Lógico-Matemático

  O Tempo e Espaço Geográfico

  Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita

  Psicomotricidade

  Seminários de Orientação

Carga horária total: 390H

  Objetivo Geral:

Capacitar profissionais de diversas áreas para administrar questões generalistas e específicas na área de Gestão de Pessoas, afim de atuarem em: empresas públicas e privadas, assessoria e consultorias, em consonância com os princípios técnicos, legais e éticos.

  Público Alvo:

Profissionais de diversas áreas


Componentes Curriculares:

  Ética Profissional

  Teoria das Organizações e Administração

  Modelos Contemporâneos de Organização

  Metodologia do Trabalho Científico e da Pesquisa

  Ética, Cultura, Poder e Mudança Organizacional

  Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional

  Gestão estratégica, Liderança e criatividade

  Recrutamento, Seleção, Treinamento, plano de cargos e salários

  Negociação e Gestão de Conflitos

  Qualidade de vida no Trabalho e Gestão do Stress

  Gestão por Competência, de Talentos e do conhecimento

  Projetos, Planejamento e Consultoria em RH

  Seminários de Orientação

Carga horária total: 390H

  Objetivo Geral:

Qualificar profissionais de nível superior para atuarem no campo da gestão e educação ambiental.

  Público Alvo:

Profissionais com formação de nível superior que atuam ou pretendem atuar na área de Gestão e Coordenação.


Componentes Curriculares:

  Ética Profissional

  Ecologia (Ciência do Ambiente)

  Metodologia do Trabalho Científico

  Direito e Política Ambiental

  Educação Ambiental I

  Gestão Ambiental e Normatização

  Impactos ambientais e Avaliação

  Planejamento e Conservação Ambiental

  Educação Ambiental II

  Química Sanitária Ambiental e Resíduos Sólidos Urbanos

  Recursos Hídricos e Resíduos Líquidos Urbanos

  Recuperação de Áreas Degradadas

  Economia e Meio Ambiente

  Seminários Integrados

Carga horária total: 390H

  Objetivo Geral:

Capacitar profissionais da área de Letras para atuarem como professores de lingüística e literatura nos diversos níveis do ensino formal, assim como produtores de trabalhos independentes, e profissionais das áreas de Pedagogia e Normal Superior para atuarem no ensino fundamental.

  Público Alvo:

Docentes das redes pública e privada de ensino.


Componentes Curriculares:

  Ética Profissional

  Fundamentos da Semiótica

  Morfossintaxe

  Gêneros literários e teoria da interpretação

  Literatura Brasileira

  Linguística textual

  Cultura e Etnia na Literatura brasileira

  Análise do Discurso

  Literatura comparada

  Oficina de produção de textos

  Metodologia da pesquisa em letras e projeto de ensino

  Seminários de Orientação

Carga horária total: 390H

  Objetivo Geral:

Assegurar que os professores que atuam na Educação Básica obtenham conhecimentos sólidos e atualizados no que se referem ao currículo multicultural numa perspectiva da multireferencialidade, da diversidade étnico-racial e da afirmação da cultura negra.

  Público Alvo:

Docentes das redes pública e privada de ensino.


Componentes Curriculares:

  História e cultura da África

  Formação do professor: currículo e diversidade cultural

  Educação e Relações étnico-raciais

  Políticas educacionais e Promoção da igualdade racial

  História e cultura afro-brasileira

  Metodologia da pesquisa

  Literatura africana e afro-brasileira

  Metodologia do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica

  História dos movimentos sociais negros no Brasil

  Seminários integrados (TCC)

Carga horária total: 390H

  Objetivo Geral:

Capacitar profissionais de nível superior para o uso adequado das novas tecnologias frente aos desafios da atualidade e ainda para a implantação de um ambiente de ensino-aprendizagem interdisciplinar mais rico e motivador.

  Público Alvo:

Docentes das redes pública e privada de ensino.


Componentes Curriculares:

  Novas Tecnologias Aplicadas à Metodologia do Trabalho Científico

  Metodologias e Técnicas no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

  Legislação do Ensino Superior e EAD

  História da Educação Brasileira

  Didática e Metodologia do Ensino Superior

  Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Ambiental

  Fundamentos do Ensino à Distância

  Seminários Integrados

  Tutoria On-Line

  Relações Interpessoais na Educação e as TIC’s

  Organização do Trabalho Pedagógico

  Seminário de Apresentação dos TCC’s

Carga horária total: 390H

  Objetivo Geral:

Qualificar os profissionais da área educacional no sentido de instrumentalizá-los com a aquisição de competências básicas para o desempenho da função de gestor, embasados em sólida fundamentação teórica e prática que lhes assegure uma atuação competente no enfrentamento das questões e desafios da educação no cenário atual.

  Público Alvo:

Profissionais de educação e áreas afins.


Componentes Curriculares:

  Seminários Temáticos

  Gestão Educacional no Novo Cenário Mundial: A Relação Local-Global

  Estado e Políticas Educacionais

  Metodologia da Pesquisa

  Ética e Gestão

  Economia e Finanças da Educação

  Legislação do Ensino

  Informação e Novas Tecnologias na Gestão da Educação

  Gestão da Escola: A Regulação Para o Setor

  Gestão da Escola: Programas e Projetos

  Metodologia do Ensino Superior

  Planejamento e Avaliação em Gestão

  Psicologia Organizacional

  Relações Interpessoais e Gestão de RH

  Seminários de Orientação

Carga horária total: 390H

  Objetivo Geral:

Qualificar os profissionais de educação no campo da metodologia do ensino superior a partir da construção de sólida base teórica sustentada no debate científico mais recente da área e fundamentada na relação entre teoria e prática, assegurando-lhes o exercício de intervenção competente para atuar frente às questões e desafios da educação e dos obstáculos que a esta se interpõem.

  Público Alvo:

Profissionais de nível superior que desejam ministrar aulas no ensino superior.


Componentes Curriculares:

  Seminário Temático e Ética Profissional

  Psicologia educacional

  Qualidade em educação

  Metodologia da pesquisa

  Metodologia da pesquisa educacional

  Organização do ensino superior

  Problemas atuais em educação

  Novas tecnologias na educação

  Economia e políticas públicas na educação

  Planejamento e avaliação

  Metodologia do ensino superior

  Intervenção na práxis pedagógica

  Relações interpessoais e culturas organizacionais

  Seminários de orientação

Carga horária total: 390H