OBJETIVO

Promover meios, para a construção do conhecimento e técnicas para o estudante desenvolver suas habilidades profissionais de educador, levando em conta que a formação profissional almejada deve ser compreendida a partir de saberes instrumentais e éticos necessários ao exercício das competências para a produção e difusão do conhecimento cientifico e tecnológico do campo educacional.

Há pelo menos três tipos de habilidades necessárias para que o professor possa executar com eficácia seus misteres na Educação:

  habilidade técnica consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas específicas, por meio de sua instrução, experiência e educação;

  habilidade humana consiste na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações;

  habilidade gerencial consiste na habilidade para compreender a complexidade da educação, tomar decisões rápidas e eficientes sobre o emprego do tempo, a seleção de materiais, as relações com a comunidade, a dinâmica de grupo, os conflitos na relação educativa, o projeto político pedagógico da escola, dentre outros.

Assim, o objetivo principal e geral do Curso de Pedagogia é desenvolver essas habilidades nos estudantes, formando um profissional de educação com visão global, ética e crítica do fenômeno educativo e com o domínio das teorias de aprendizagem e do instrumental disponível ao ensino.

MERCADO DE TRABALHO

Uma vantagem para quem se forma em pedagogia é que sempre haverá procura por esses profissionais, mesmo que a demanda não seja necessariamente alta. Os pedagogos não são requisitados apenas em salas de aula de escolas comuns. A formação prepara o profissional para atuar em diversos campos na área de educação.

Eles podem atuar, por exemplo, em cargos de consultoria, coordenação educacional, projetos de ONGs, órgãos públicos e secretarias de ensino, museus, brinquedotecas, entre outros locais.

Atualmente, muitas empresas têm se preocupado em dar maior atenção à área da educação e passaram a oferecer serviços diferenciados para os seus colaboradores, o que faz com que o profissional da pedagogia seja bastante requisitado também em organizações privadas.

Os programas de pós-graduação deixam ainda mais claro o quão amplo é o campo. O pedagogo pode se especializar em pedagogia hospitalar, pedagogia empresarial, treinamento para recursos humanos, psicopedagogia, educação especial, pedagogia social, gestão escolar e vários outros cursos que envolvem o trabalho com educação e a aplicação de métodos de ensino.

SOBRE O CURSO

Manhã, Tarde e Noite

Turnos

200

Vagas

3.252 horas

Carga Horária do Curso

Nº 286, DE 21 de DEZ de 2012

Portaria

8 semestres/4 anos

Carga horária/Duração

Licenciatura

Titulação

Normilza Cristina Moura

Coordenador

pedagogia@email.faculdade
capimgrosso.com.br

E-mail

R$ 250,00 - Mensalidade

Investimento

FAIXA SALARIAL

R$ 1.011

Inicial

R$ 7.450

Pleno

DOCENTES

ALEXSANDRA DE SOUZA FERNANDES
Mestrado
CLAUDIA SILVA DE SANTANA
Especialista
DIVIANE LIMA OLIVEIRA ANTUNES
Especialista
EDEN SANTOS DE CASTRO
Mestrado
EMILLY ANNY BENEVIDES DE ABREU
Doutorado
JAMIELSON GOMES RIOS
Especialista
JOELMA MOARAES SILVA
Especialista
NILCELIO SACRAMENTO DE SOUSA
Mestrado
NORMILZA CRISTINA MOURA DA SILVA
Mestrado
RITA CRISTIANE RAMACCIOTTI GUSMÃO SOARES
Doutorado
ULYSSES REZENDE NETO
Mestrado
TIAGO FERREIRA DOS SANTOS
Mestrado
SÔNIA MARIA LIMA AZEVEDO
Doutorado

MATRIZ CURRICULAR

1º SEMESTRE C.H.
Metodologia da Pesquisa Cientifica 72
Leitura e Produção de Textos 72
Introdução a Filosofia 36
Socioantropologia 36
Sociologia da Educação 36
Introdução a Psicologia 36
História da Educação 75
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 25
Total C.H. 388
2º SEMESTRE C.H.
Filosofia da Educação 36
Antropologia da Educação 36
Fundamentos Epistemológico da Pedagogia 36
Didática 75
Legislação e Organização da Educação no Brasil 75
Direitos Humanos Gênero e Diversidade 36
Planejamento e Avaliação da Aprendizagem 75
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 25
Total C.H. 394
3º SEMESTRE C.H.
Psicologia da Educação 75
Currículos e Programas 75
Gestão Socioambiental 60
Letramento e Alfabetização 75
Pesquisa e Prática Pedagógica I 59
Educação, Corpo e Movimento 52
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 25
Total C.H. 421
4º SEMESTRE C.H.
Conteúdo e Metodologia do Ensino da Geografia 75
Pedagogia Organizacional 75
Conteúdo e Metodologia do Ensino da Matemática 75
Educação de Jovens e Adultos 75
Pesquisa e Prática Pedagógica II – (Estágio EJA) 75
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 25
Total C.H. 400
5º SEMESTRE C.H.
Conteúdo e Metodologia do Ensino das Ciências Naturais 75
Conteúdo e Metodologia do Ensino da História 75
Libras – Língua Brasileiras de Sinais 75
Educação Especial e Inclusiva 75
Pesquisa e Prática Pedagógica III - (Estágio Educ. Especial) 75
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 25
Total C.H. 400
6º SEMESTRE C.H.
Educação e Novas Tecnologias 77
Literatura Infanto Juvenil 36
Fundamentos da Educação Infantil 36
Fundamentos e Metodologias da Leitura e Escrita na Educação Infantil 77
Fundamentos e Metodologias da Matemática na Educação Infantil 36
Fundamentos e Metodologias das Ciências Naturais e Sociais na Educação Infantil 36
Pesquisa e Prática Pedagógica IV - (Estágio Séries Iniciais) 90
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 25
Total C.H. 413
7º SEMESTRE C.H.
Educação e Ludicidade 36
Conteúdo e Metodologia do Ensino da Língua portuguesa 36
Educação Popular e Movimentos Sociais 36
Educação do Campo 75
Política e Financiamento da Educação Básica 36
Trabalho de Conclusão do Curso I 77
Pesquisa e Prática Pedagógica V - (Estágio Educação Infantil) 100
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 25
Total C.H. 421
8º SEMESTRE C.H.
Arte e Educação 75
Educação Étnico-Racial 36
Gestão do Espaços Educativos 75
Métodos Quantitativos Aplicados a Educação 36
Trabalho de Conclusão de Curso II 78
Pesquisa e Prática VI – (Estágio de Gestão – Espaços formais e/ou não formais) 90
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 25
Total C.H. 415