Faculdade Capim Grosso

HISTÓRIA DA FCG

A IES (FABES/ISEC) CREDENCIADA PELA PORTARIA 3.956 e 3.959 DE 18/12/2003 PUBLICADO NO DOU 23/12/2003, transferida para uma nova gestão no inicio do ano de 2009, foi revitalizada e a partir de março do mesmo ano deu-se entrada nos pedidos de transferência das mantidas (FABES/ISEC) através dos processos: nº 20080002696 (unificação das mantidas); nº 20080002658 nº 20080002659 (transferência de Mantença). As mantidas FABES e ISEC se unificaram passando a chamar-se oficialmente FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS CAPIM GROSSO - FCG, com autorização pela Portaria nº 1746 de 22/12/2009, divulgada no DOU em 14/12/2010.

A mantenedora da FABES/ISEC, Fundação de Ensino Superior Norte da Bahia - FENOB, transferida para Instituto Diamantina de Educação – IDE, portaria nº 70 de 19/02/2013, nasceu com o objetivo de fomentar a educação na micro-região do semi-árido baiano e vem cumprindo seu papel. Nesse sentido a FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS CAPIM GROSSO – FCG vem atuando atualmente com a oferta dos seguintes cursos de graduação:
PEDAGOGIA – RECONHECIDO PELA PORTARIA Nº 13, DE 2 DE MARÇO DE 2012;
ADMINISTRAÇÃO, RECONHECIDO PELA PORTARIA Nº 444, DE 1o- DE NOVEMBRO DE 2011;
CIÊNCIAS CONTÁBEIS, RECONHECIDO PELA PORTARIA No- 258, DE 13 DE JULHO DE 2011;
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, AUTORIZADO PORTARIA Nº 540, DE 23 DE OUTUBRO DE 2013;
SERVIÇO SOCIAL, AUTORIZADO PELA PORTARIA Nº 362, DE 2 DE JULHO DE 2014.

Sobre Nós

A Faculdade

A Faculdade de Ciências Educacionais Capim Grosso está localizada em Capim Grosso-BA. O Município fica localizado no cruzamento das BR 407 e 324 que fazem a ligação com a capital do Estado, com população estimada em 30 mil habitantes. A principal atividade econômica é o comércio e a prestação de serviços, potencial que a tornou pólo de atração regional.

Atuando no ensino superior a Instituição é mantida pelo IDE – Instituto Diamantino de Educação destaca o seu compromisso com a educação local promovendo projetos voltados para as questões sociais e culturais da comunidade onde está inserida.

Por estar sediada em um município com localização geográfica favorável, a inserção regional da Faculdade tem destaque diferenciado por possibilitar melhor atendimento à microrregião, que abrange municípios importantes, como Jacobina, Senhor do Bonfim, Gavião, Nova Fátima, Campo Formoso, São José, entre outros.

A Faculdade desenvolve atividades de extensão articuladas com o ensino e a iniciação a pesquisa de forma indissociável, com o objetivo de intensificar relações transformadoras entre a IES e a sociedade, por meio de processo educativo, cultural, científico e desportivo.

Ensino de Qualidade ao seu Alcance A qualidade de ensino da FACULDADE CAPIM GROSSO é garantida por professores altamente qualificados (Doutores, Mestres e Especialistas) com grande experiência na docência oferecendo aos alunos um ensino de alto nível, atendimento psicopedagógico, cursos de nivelamento em matemática e língua portuguesa e oportunidades de iniciação a pesquisa e extensão.

OBJETIVO

A FCG tem como um dos objetivos promover o Ensino Superior nas Ciências Humanas, Sociais, Exatas e Aplicadas, visando capacitar profissionais para o mercado de trabalho, desenvolver estudos e programas que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região na qual está inserida, mediante cursos de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão.

MISSÃO

Formar cidadãos e profissionais competentes e compromissados com o desenvolvimento regional e nacional e com a preservação e divulgação da história e dos valores culturais da Bahia.

VALORES

Estabelecer a aproximação com a comunidade local tendo em vista ações dialógicas em prol do repensar a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável da região.